A palavra Fobia tem a sua origem no grego Phobos, que significa “medo” ou “terror”. A Fobia é uma perturbação psicológica que provoca sintomas físicos, causada pelo medo sentido em determinada experiência ou exposição.
Dizemos que estamos perante um estado fóbico ou de Pânico quando a Ansiedade sentida é excessiva em relação ao perigo real que determinada situação representa. Os medos são irracionais e limitam imenso a vida das pessoas. Estes “pequenos” medos têm um grande impacto na vida de quem sofre.
Se estas Fobias não forem tratadas a tempo, há tendência para agravar e a vida torna-se cada vez mais condicionada.
Sabe-se que as Fobias têm uma ligação bastante direta com traumas e situações passadas. Isso acontece porque a maioria dos problemas emocionais e comportamentais é desencadeada por dificuldades que a pessoa enfrentou ao longo da vida. Há experiências que traumatizam e geram reações involuntárias e irracionais, que, ao longo do tempo, podem provocar sentimentos de angústia exacerbada e evoluir para um quadro fóbico. As Fobias ou Medos são, portanto, processos mentais inconscientes que se desenvolvem a partir de uma experiência traumática passada.
A forma mais adequada para superar as Fobias é treinando a mente a resistir ao medo involuntário, e isso é possível com recurso a Psicoterapia.
Dificilmente são conhecidos ou identificados os eventos traumáticos causadores das Fobias específicas. Todavia, o Modelo Psicoterapêutico HBM é composto por técnicas terapêuticas que podem ajudar o paciente a eliminar medos, mesmo que a sua origem seja desconhecida, tais como os medos provocados nos primeiros anos de vida. Todo este processo psicoterapêutico é realizado sem recurso a medicação.
Escolher e iniciar um tratamento, tendo em conta todas as opções, pode provocar alguma ansiedade. Na Clínica da Mente utilizamos Psicoterapia HBM. Convidamo-lo a saber tudo sobre este método que procura encontrar aquilo que está na origem do seu desconforto e ajudá-lo a gerir as suas emoções.