Será que tenho problemas
de autoestima?
Cada vez ouvimos falar mais (e bem!) acerca do conceito de autoestima, sobretudo quando o tema é o cuidado que devemos ter connosco próprios, com os nossos sentimentos e emoções.
Autoestima é exatamente isso, a avaliação que fazemos de nós próprios e que habitualmente mantemos ao longo do tempo. Expressa uma atitude de aprovação ou desaprovação e indica o grau em que nos consideramos capazes, importantes e valiosos. A capacidade de nos valorizarmos ou não, é perceber se estamos satisfeitos com quem somos, se confiamos em nós próprios e se somos capazes de nos reconhecer valor!
Mas, e quando não conseguimos sentir isso? Como conseguimos identificar essa ausência de autoestima?
Existem alguns comportamentos que alertam para essas dificuldades de autoestima:
• Facilidade de desistir
Quando a opinião que temos de nós próprios é muito negativa, tendemos a desistir de qualquer projeto mesmo antes de começar. Os pensamentos negativos de que não vamos ser bem sucedidos, não somos suficientes ‘boicotam’ o nosso investimento para qualquer desafio, optando por desistir!
• Ter uma opinião de si próprio negativa
É fácil reconhecer na pessoa com autoestima baixa um discurso marcado por opiniões negativas sobre ela própria, desvalorizando-se constantemente em frente aos amigos, família, etc.
• Não gostar da sua aparência física
Este é um dos sinais mais comuns, evitando até ver-se ao espelho ou não querer tirar fotos!
• Fugir de compromissos
Os pensamentos de incapacidade e impotência levam a que não se considere capaz de enfrentar novas situações e por isso não assumem grandes riscos para não terem eu lidar com a frustração.
• Ansiedade, depressão, isolamento
Existe uma grande oscilação de sentimentos, dado que as pessoas com baixa autoestima está constantemente a lidar com a opinião dos outros e o medo de ser julgado, pelo que aumenta a pressão e o excesso de preocupação em tudo o que faz, optando por isso muitas vezes por se isolar dos outros.
• Sentimentos mais comuns
Sentimento de insegurança, dependência, inferioridade, raiva, impotência e incapacidade.
Se após uma leitura atenta dos sinais fizer sentido para si, peça ajuda profissional. Estamos aqui para ajudar a melhorar a sua autoestima, a sua Saúde Mental.