Mudanças de Vida: Como Eventos Significativos Afetam a Dinâmica do Casal
A vida é feita de mudanças, algumas planeadas, outras inesperadas. Essas mudanças afetam a vida conjugal. Eventos de vida como o nascimento dos filhos, as mudanças profissionais ou as doenças quase sempre trazem desafios e oportunidades únicas, mas exigem a mestria da adaptação e da assertividade. Vamos explorar como esses eventos podem afetar a vida a dois.
O nascimento e a educação dos filhos
O nascimento de um filho é um dos eventos mais transformadores na vida de um casal. A educação dos filhos traz desafios significativos. A adaptação às tarefas e rotinas familiares, o cansaço, a privação de sono e as novas responsabilidades parentais influenciam a relação do casal. Mais tarde, a Síndrome do Ninho Vazio exige que o casal redefina o ambiente conjugal.
Dicas:
- Comunicação aberta acerca das expectativas em relação à parentalidade e limitar a interferência de terceiros.
- Reservar tempo para momentos e actividades a dois.
- Divisão de tarefas domésticas e de cuidados com os filhos, de forma equitativa.
Mudanças profissionais e reforma
Mudanças no emprego, como promoções, transferências, demissões e a reforma também podem afetar o casal. Mudanças significativas na carreira podem criar stress, afetando a estabilidade financeira e emocional do relacionamento, com o surgimento de conflitos.
Dicas:
- Apoio mútuo durante períodos de transição no trabalho, compreender as necessidades do outro e fazer cedências.
- Redefinição de objectivos e planos em comum, negociar metas e prioridades financeiras.
- Manter um equilíbrio saudável entre o trabalho e a vida pessoal, com definição de limites pessoais e profissionais.
Doenças e Perdas
A doença, tal como a perda de um familiar próximo, exigem compreensão, tolerância e apoio adicional a um dos elementos do casal. Mas o outro elemento pode nem sempre se sentir à altura de ser cuidador e conselheiro, por enfrentar desafios emocionais e práticos na prestação de ajuda.
Dicas:
- Comunicar sobre os sentimentos e necessidades relacionados com a doença e a perda.
- Procurar apoio externo, como psicoterapia ou grupos de apoio.
- Recordar que tanto a doença, como o luto, não definem a pessoa, há que voltar a investir nos elos da conexão emocional.
Como Lidar com Mudanças de Vida
Independente do evento significativo que o casal enfrenta, a comunicação é a chave para enfrentar as mudanças de vida de forma eficaz.
Dicas:
- Comunicação aberta: manter um diálogo aberto e honesto sobre os seus sentimentos, preocupações e expectativas em relação às mudanças.
- Apoio mútuo: manter-se sempre presente durante os momentos difíceis. A distância afasta não só fisicamente, como emocionalmente.
- Procurar Ajuda Profissional: Se as mudanças causarem dificuldades significativas no relacionamento, considerar a Terapia da Relação como uma opção para obter orientação e apoio especializado.
A reter
O corpo e a mente mudam com os acontecimentos de vida, da mesma forma, a relação de casal também precisa de amadurecer e fortalecer o sentimento, ao longo do tempo. À medida que surgem mudanças de vida, o casal deve saber acompanhá-las investindo com escuta e diálogo constantes, compreensão e tolerância, empatia e afecto. Juntos e unidos, o casal pode enfrentar os desafios, celebrar as vitórias e fortalecer a sua conexão ao longo das etapas da jornada da vida. Por isso, agradeça, surpreenda, elogie, peça desculpa e celebre.
ENFRENTA DESAFIOS NO SEU CASAMENTO OU RELAÇÃO AMOROSA?
A terapia da relação pode ajudar
Nos relacionamentos amorosos, os desafios são frequentes e podem ser complexos. À nossa Terapia de Casal chamamos de Terapia da Relação. Criamos um Programa Terapêutico de 12 semanas projetado para ajudar casais que enfrentam situações desafiantes ao bem-estar individual e da relação.