Com uma incidência mundial de 2% a 5%, os Ataques de Pânico são uma perturbação de Ansiedade caraterizada na sua essência pela presença de crises de Ansiedade graves e intensas, com alterações cognitivas e comportamentais que podem ser incapacitantes.
Sendo a Ansiedade uma das áreas centrais da atuação da Clínica da Mente, o Núcleo de Investigação HBM debruçou-se sobre a análise do impacto do Modelo Psicoterapêutico HBM neste transtorno específico. O estudo foi realizado através de avaliações do estado emocional antes do tratamento e no final da fase intensiva, em 359 indivíduos, analisando a manifestação de Ansiedade, bem como a intensidade/gravidade dos Ataques de Pânico.
O transtorno do Pânico é uma perturbação de Ansiedade acompanhada de alterações cognitivas e comportamentais, que podem ser mais ou menos incapacitantes e que se carateriza na sua essência pela presença de crises de ansiedade graves e intensas. Assim, tornou-se premente analisar a variação dos níveis de Ansiedade, em diferentes momentos do tratamento.
As principais conclusões foram as seguintes:
PRÉ-TRATAMENTO
PÓS-TRATAMENTO
Estes resultados revelam-se extremamente positivos e promissores para a construção de um novo paradigma de saúde mental, enfatizando a relevância da abordagem HBM no tratamento do flagelo do Transtorno de Pânico.