Filipa: É preciso força até para se ser frágil
Eu Dou a Cara
"Enclausurada" num poço de Ansiedade e Depressão
A Filipa acreditava que ser forte era um papel que tinha de encarnar todos os dias. Para além disso, tentava convencer-se que conseguia resolver sozinha todas as emoções que atormentavam o seu dia a dia. A Filipa tinha crises de Ansiedade assustadoras, sentia que estava prestes a morrer, mas não queria pedir ajuda, não queria mostrar as suas fragilidades. Viveu anos assim, a sofrer em silêncio.
A verdade é que, frequentemente, pessoas que são vistas como as mais alegres, são também as que têm mais dificuldade em demonstrar o seu outro lado. O lado menos bem que tem pensamentos menos bons e que as levam a processos emocionais difíceis de gerir. A Filipa era assim. Uma jovem lutadora por manter a sua imagem, não incomodar ninguém, dar força aos outros e, tentar, manter o seu bem-estar emocional. Até ao dia em que percebeu que não aguentava mais.
Emagreceu, isolou-se, perdeu completamente a sua autoestima e o seu rumo. Hoje afirma que estava na pior fase da vida. Sentia-se num poço de Ansiedade e Depressão, do qual sozinha não conseguiria sair. Apesar de ter muitas questões, de questionar se valeria a pena gastar dinheiro ou incomodar os pais, foi graças a eles e à sua insistência que procurou ajuda profissional. Através de Psicoterapia HBM, embarcou na reconquista por si. Foi aí que percebeu que não estava sozinha e que não tinha de ter vergonha de demonstrar que não estava bem.
A Filipa de hoje é uma pessoa com uma clareza e uma força verdadeira. Não precisamos de estar sempre fortes para sermos fortes. Compreende que os momentos menos bons fazem parte, mas que há sempre um caminho para algo bom.
Desde março de 2020 que vivemos em Pandemia. A verdade é que o coronavírus veio colocar...
Nem sempre é claro o caminho a percorrer em casos de Disfunção Erétil. A que profissional...
Casada, com casa própria, uma filha de 3 anos e grávida... Sofia tinha tudo para estar...
No Dia Mundial da Consciencialização do Stress, o Psicoterapeuta Pedro Brás esteve à conversa com Fátima...
Dois anos sem festas populares, dois anos de isolamento. E agora? Como é que voltamos ao...
A dor emocional é uma parte inerente da experiência humana, é uma resposta natural a várias...