Felicidade e Doenças Psicológicas:
o que falta para ser feliz?
O que é a felicidade?
O grande problema da felicidade é que poucos sabem como a descrever e, não sabendo o que é, raramente a encontram.
Se por um lado compreendemos mal o que é a Felicidade, por outro, o seu contrário é mais fácil de se entender. No fundo, a Infelicidade existe quando não nos sentimos bem.
Não nos sentimos bem quando sentimos desconforto, quando o ambiente exterior nos ameaça, magoa ou perturba. Contudo, se nos afastamos do exterior que nos agride e continuamos desconfortáveis, isto significa que o desconforto que sentimos é interior.
É então este tipo de desconforto que, de facto, nos deixa infelizes: um mal-estar que nasce na nossa mente e que nos perturba o corpo, com sensações de ansiedade e de tristeza, que não desaparecem, nem mesmo mudando as circunstâncias que nos rodeiam.
Torna-se assim mais fácil compreender o conceito de felicidade. A felicidade é um estado de quem se sente bem, de quem está em paz consigo próprio e de quem consegue, perante todo o tipo de circunstâncias externas, sentir harmonia e manter o equilíbrio emocional necessários para um estado físico de bem-estar.
Então o que nos faz sentir mal?
As chamadas doenças psicológicas, ou seja, estados mentais que nos perturbam e condicionam o nosso bem-estar. Estas doenças não são de origem física, são sim de origem emocional. Nascem na sequência de experiências de vida, da forma como pensamos e como reagimos às dificuldades do dia-a-dia.
As doenças psicológicas que mais causam infelicidade são:
- Depressão
- Ansiedade generalizada
- Timidez ou fobia social
- Perturbação Obsessiva Compulsiva
- Compulsão alimentar e de drogas
- Anorexia
- Ataques de pânico
- Hipocondria
- Insónias
- Ciúmes patológicos
- Disfunções sexuais
- Fobias
Todos estes estados psicológicos são causados por experiências fortes, ou mesmo traumáticas, de difícil gestão emocional, condicionando quem as vive, limitando, em grande medida, a sua felicidade e bem-estar.
Existe tratamento? Como?
Sim, é possível tratar estas doenças psicológicas. Cada uma destas doenças psicológicas tem um padrão mental e, percebendo-o, é possível quebrá-lo de uma forma rápida e assertiva.
A Psicoterapia HBM, com o seu mapa da mente, compreende esses padrões mentais que originam a infelicidade e utiliza técnicas psicológicas de alto impacto emocional para os conseguir quebrar.
Existe um padrão para a infelicidade e é possível quebrá-lo.
Será possível ser Feliz para sempre?
Sim, claro. Mas para isso temos que saber gerir as experiências mais difíceis. Para conseguirmos sermos felizes para sempre, temos que estar num estado superior de autoconsciência e conseguir perceber que sofrer faz parte do caminho, e que no final do dia, todo o sofrimento, as desilusões, os cansaços e os desgostos fazem parte de uma vida que queremos viver.
Como se inicia esta caminhada da felicidade para sempre?
O ponto de partida é tratar das feridas que o tempo já nos causou. A Psicoterapia HBM é um processo curativo, mas também um processo de desenvolvimento de uma autoconsciência que nos protege da dor, mesmo sentindo-a!