COVID-19: as dificuldades no luto durante a pandemia | SIC setTimeout( function(){ document.getElementsByClassName("blog-post-title")[0].style.display= "none" } ,1);
Perante a pandemia que o país atravessa, até o processo de luto está a ser afetado. Os funerais são curtos e com um número de presenças limitado, restrito aos familiares mais próximos. A verdade é que perante todas estas entraves, o luto não é feito da forma mais correta. Já não existe tempo para dizer o “Adeus” que cada um precisa, já não há possibilidade de dar o último abraço, o último beijo.
Também as idas ao cemitério estão comprometidas.. Este local considerado para muitos como um lugar seguro e de aconchego perante os que já partiram, está agora encerrado.
Desta forma, as pessoas podem ficar mais vulneráveis e suscetíveis a um quadro de Depressão ou até mesmo Ansiedade por tudo o que não podem fazer. A Dra. Catarina Graça esteve n’o Programa da Cristina e deixou uma mensagem de calma e esperança salientando ainda que ninguém está a errar mas sim a cumprir o que é indicado. Se não conseguir gerir sozinho(a) todas essas emoções não se esqueça, estamos aqui!