A Consulta de Avaliação e Diagnóstico permite avaliar o estado emocional e psicológico da pessoa e realizar um diagnóstico clínico preciso. Este é o ponto de partida iniciar o seu Programa Terapêutico.
O processo de diagnóstico é realizado por profissionais especializados e com experiência nas perturbações emocionais que tratamos e passa pelas seguintes fases:
Este é o momento em que se estabelece a relação entre o terapeuta e o paciente. Inicia-se a troca de informações entre o terapeuta e o paciente e o paciente encontra o espaço para explicar o que o motivou a procurar ajuda. É um momento muito introspetivo, que permite ao terapeuta conhecer as principais dificuldades da pessoa, os seus sentimentos, pensamentos e comportamentos.
Em conversa com o paciente, o psicoterapeuta acompanha o paciente na explicação das suas emoções e dos seus processos mentais. O objetivo passa por perceber o que poderá estar na origem dos sintomas e quais os padrões de comportamento que o estarão a bloquear e que terão de trabalhar.
Os resultados deste processo de Avaliação e Diagnóstico permitem ao terapeuta perceber quais os programas terapêuticos são aconselhados para a situação clínica específica. Com o paciente, serão definidos objetivos a curto, médio e longo prazo. Este plano será revisto periodicamente tendo em conta a evolução do paciente. É importante que o paciente utilize este momento para esclarecer todas as suas dúvidas sobre o diagnóstico e sobre o processo de tratamento. O terapeuta está disponível para esclarecer todas as questões.
Nota: em alguns casos específicos poderá não ser prescrito um Programa Terapêutico. Isto poderá acontecer se o psicoterapeuta perceber que o problema que traz o paciente à consulta não é adequado às técnicas que utilizamos, como por exemplo, se exibir sintomas que possam indicar uma perturbação neurológica. Nesses casos, serão aconselhadas outras áreas de atuação.
A realização de uma Consulta de Avaliação e Diagnóstico é o início de uma jornada de recuperação. Mas todos sabemos que dar este passo e iniciar este processo não é uma decisão fácil. Há algumas perguntas que se poderá fazer para perceber se é o momento certo:
Se respondeu SIM a alguma destas perguntas é importante procurar ajuda.