Catarina: Um caminho de regresso a si mesma
Eu Dou a Cara
A Depressão instalou-se aos poucos.
A mudança foi gradual. Aos poucos a Catarina começou a sentir menos vontade de sair da casa, menos vontade de se arranjar… Sentia-se genuinamente desmotivada. Acreditou que tudo isto pudesse ser o cansaço da escola, mas foi-se sentindo cada vez mais cansada, encontrava na cama um refúgio.
Começava a ser difícil perceber o que estava a fazer na escola, duvidava do seu futuro, duvidava se valia a pena ir para faculdade… sentia-se apenas triste. Estava presa nesta tristeza, deixava-se arrastar pela inércia e pela apatia. Com a ajuda dos pais, percebeu que estava a precisar de mudar e iniciou aí o seu caminho na Clínica da Mente.
O caminho da Catarina foi uma viagem de regresso a si mesma. Mais do que qualquer outra coisa, percebeu a importância do silêncio e da sua companhia. Aprendeu a gostar de si, da sua companhia e a ouvir-se. Este caminho ajudou-a a encaixar as restantes peças no seu puzzle e hoje segue com segurança e com muita motivação. Esta é a mensagem que a Catarina deixa a todos nós: para sermos felizes é muito importante sabermos estar sós, porque também isso é cuidarmos da nossa Saúde Mental.
A Patrícia viveu durante vários anos com uma angústia muito grande dentro do peito. Sentia que...
Viver com Depressão é muito difícil. Mas manter uma relação com alguém que sofre de Depressão...
Mas afinal, quais são as diferenças entre a dita Depressão normal e a Depressão atípica? O...
A Helena sofria de Depressão há mais de 20 anos. Tal como confessa no 'Programa da...
A propósito de liberdade, será que somos livres ou escravos dos nossos próprios pensamentos? A Dra....
A Compulsão Alimentar é um transtorno alimentar muitas vezes apelidado de “gulodice” ou “gostar muito de...