A Psicoterapia e o Desporto | Rádio Renascença
A Psicoterapeuta Alexandra Pereira esteve na Rádio Renascença a falar um pouco sobre o futebol e as vantagens do apoio psicológico na prática de desporto de alta competição.
As Tardes da Renascença| Rádio Renascença
Qual o papel da psicoterapia na prática de desporto de alta competição?
O futebol é uma das modalidades mais populares a nível mundial. É, portanto, uma paixão vivida e partilhada por milhares, carregada de emoções: se por um lado uns vivem a euforia de uma vitória, por outro há que viva a tristeza da derrota numa final. E para quem vive estas emoções do lado de dentro? Saberão os atletas lidar com todas as emoções?
A ansiedade é muito normal quando enfrentamos uma situação de alto risco ou alta pressão, o que acontece frequentemente no mundo do desporto. Mas e quando é que esta ansiedade nos bloqueia e deixa de ser saudável e natural? Afinal, quando é necessária ajuda profissional?
O papel do Psicólogo do Desporto não passa apenas por intervir em situações de emergência ou momentos críticos e de maior stress. Um acompanhamento continuado, que permita ao psicólogo funcionar como um facilitador do desenvolvimento de competências emocionais.
A ansiedade é uma emoção necessária à experiência humana. Permite-nos saber quando precisamos agir ou estar. O problema surge quando a nossa ansiedade é irracional ou desproporcional às situações vividas. Se prestarmos atenção, reparamos que a nossa ansiedade está intimamente relacionada com os nossos pensamentos. Acabamos por preencher a cabeça com perguntas como: “o que é isto?”; e ter uma imagem em mente que, traiçoeiramente, será uma derrota esmagadora. A ansiedade é uma resposta ao seu diálogo interno, e ao filme que a mente irá interpretar.
É então importante perceber os nossos pensamentos. Resignificar os pensamentos negativos, em pensamentos positivos.
Quando na mente existirem cenários em que a ansiedade, ou qualquer outra emoção, aprisionam e está bem no meio do caminho do sucesso, a psicoterapia poderá ser muito útil, poderá ser a chave.