Catarina: Um caminho de regresso a si mesma
Eu Dou a Cara
A Depressão instalou-se aos poucos.
A mudança foi gradual. Aos poucos a Catarina começou a sentir menos vontade de sair da casa, menos vontade de se arranjar… Sentia-se genuinamente desmotivada. Acreditou que tudo isto pudesse ser o cansaço da escola, mas foi-se sentindo cada vez mais cansada, encontrava na cama um refúgio.
Começava a ser difícil perceber o que estava a fazer na escola, duvidava do seu futuro, duvidava se valia a pena ir para faculdade… sentia-se apenas triste. Estava presa nesta tristeza, deixava-se arrastar pela inércia e pela apatia. Com a ajuda dos pais, percebeu que estava a precisar de mudar e iniciou aí o seu caminho na Clínica da Mente.
O caminho da Catarina foi uma viagem de regresso a si mesma. Mais do que qualquer outra coisa, percebeu a importância do silêncio e da sua companhia. Aprendeu a gostar de si, da sua companhia e a ouvir-se. Este caminho ajudou-a a encaixar as restantes peças no seu puzzle e hoje segue com segurança e com muita motivação. Esta é a mensagem que a Catarina deixa a todos nós: para sermos felizes é muito importante sabermos estar sós, porque também isso é cuidarmos da nossa Saúde Mental.
José vive com Depressão há cerca de 10 anos. Já tentou vários especialistas e recorreu até...
Sabia que a ideação suicida, e o ato realizado, é a manifestação suprema de uma angústia...
Será que é assim tão importante descansar a mente? Como é que esta pode influenciar o...
Costuma perder facilmente a paciência com os seus filhos e em vez de conversar começa logo...
Fazer exercício físico com regularidade permite estabelecer uma rotina saudável que poderá ajudar no nosso equilíbrio...
Perda é a palavra que mais ouço nas últimas semanas. Perda dos mercados, de rendimentos, de...